top of page

Resenha do filme "Alguém Qualquer"

  • Hannytta Medici
  • 29 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Esse excelente longa concorreu juntamente com “A que horas ela volta” de Anna Muylaert, “A Estrada 47” de Vicente Ferraz, entre outros filmes para concorrer ao Oscar 2016 como melhor filme estrangeiro.

Nas palavras do próprio diretor, Tristan Aronovich, após três longas de ação, surgiu então a necessidade de fazer um filme mais silencioso. O roteiro é trabalhado em cima de dois personagens com características opostas. Zé é um homem comum, simples, solitário, que vive pela rotina. Jandira em contra partida é extrovertida, com ânsia de ser notada e famosa.

O caminho dos dois se cruza quando Jandira se muda para casa de Zé. A tia dele é prima de segundo grau da mãe dela, e ao inscrever a filha num curso de secretariado, a mãe acabou passando o endereço do Zé para que a jovem possa se hospedar.

Zé sofre um infarto e descobre que tem apenas seis meses de vida. Isso parece não o abalar, já que segundo ele “é a vontade de Deus” e que ele continuará seguindo a vidinha dele. Jandira se entristece com a situação, principalmente porque ele não deixará nada para trás como amigos e família. Dessa forma, com a ajuda dos amigos, Jandira com sua simplicidade, pretende tornar esses seis últimos meses de vida de Zé os melhores de todos.

A moça fica triste com o fato do homem não demonstra os sentimentos. Durante uma discussão, Zé se abre e diz que por causa de Jandira ele não quer mais morrer. Com o passar dos dias, ele chega mais tarde em casa e isso faz com que a moça pense que ele não se interessa mais por ela. Ela vai embora esperando um filho dele e volta apenas tempos depois. Jandira então descobre todos os segredos de Zé e vê como ele é querido.

“Alguém qualquer” foi um filme muito bem feito. A fotografia foi muito explorada e o som foi também muito trabalhado. A trilha sonora foi colocada em momentos bem oportunos e sem exageros. Mesmo sendo vencedor de outros prêmios, é uma pena que o filme de Aronovich não tenha sido escolhido para o Oscar. É uma produção que nos faz refletir a respeito dos vários Zés que estão precisando de Jandiras ao nosso redor.

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 Quarto Ato & Excelsior. Design by Gabriela Torres

bottom of page